sábado, 22 de abril de 2017

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO

  DIA DO ÍNDIO

19 DE ABRIL


(Esse texto é baseado no artigo: "Brincadeira de Criança - Como os Pequenos Índios se divertem" ; escrito por Karine Bastos e publicado na revista Brasil Indígena de set-out/2001)

A infância é uma fase de sonhos e faz-de-conta para as crianças - sejam elas indígenas, da cidade, do interior... do mundo inteiro.

Mas a infância do índio tem algumas diferenças em relação - principalmente - à das crianças das cidades. A primeira delas é o cenário onde as brincadeiras se desenvolvem: o quintal da aldeia é a mata. Os indiozinhos sobem em árvores, tomam banho de rio, correm e se escondem no mato, observam e interagem com várias espécies de animais. Isso tudo é inacessível às crianças da cidade.

Outra grande diferença é que o núcleo principal da diversão é a própria criança e não o brinquedo. Muitos já viram alguns garotos da cidade emburrados porquê não podem jogar videogame, ou aborrecidos porquê acabou a pilha de algum brinquedo e não sabem o que fazer. As brincadeiras das crianças indígenas não dependem de um objeto em específico, mas sim da interação entre as várias crianças. Estão mais próximas às brincadeiras que os adultos das cidades lembram com nostalgia - esconde-esconde, pegador, casinha, polícia e ladrão, passa-anel - e lamentam que sejam cada vez menos praticadas no meio urbano hoje em dia.

NO DIA 19 DE ABRIL NA ROTINA DAS SALAS DE AULA AS PROFESSORAS  ATRAÍRAM OS ALUNOS COM DIVERSAS ATIVIDADES RESGATANDO UM POUQUINHO SOBRE A VIDA DOS ÍNDIOS, CONFECCIONARAM  COCAR - REALIZARAM A PINTURA NO ROSTO - MUSICA -  HISTORIAS, ENTRE OUTRAS.

























































































MOMENTO DAS ATIVIDADES E CADA ALUNO FEZ SEU LINDO COCAR.



































2 comentários:

  1. Amei... Vocês são maravilhosas. Parabéns para todas vocês dá equipe.

    ResponderExcluir
  2. Amei... Vocês são maravilhosas. Parabéns para todas vocês dá equipe.

    ResponderExcluir