"A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir através do seu universo de valores, costumes e comportamentos, de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. A partir daí, ela pode estabelecer relações com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence". Referencial Curricular Nacional
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática - e a escola, o principal espaço, para isso, mas a participação da família é primordial na formação e conquista de leitores.
Dessa forma, inicia-se essa semana na EMEII Davina Morêra o projeto Lá em casa todo mundo lê! que entre suas ações prioriza a participação dos pais no projeto, por meio da mala viajante. A família receberá uma bolsa com um livro de histórias, um caderno e um kit escolar para relatar o contar histórias para seu filho, além de acessórios, como fantoches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário