“As crianças que melhor lêem na escola, são as que se habituaram a ouvir histórias desde bebês e possuem um ambiente familiar onde a leitura e a escrita são atividades diárias”. Ramiro Marques
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouví-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso, mas a participação da família é primordial na formação e conquista de leitores.
Pensando nisso, um dos assuntos em pauta da Reunião de Pais do 3º bimestre foi o Projeto Contos Infantis. Os professores realizaram uma apresentação teatral de incentivo à leitura, destacando a importância dos pais adquirirem o hábito de contar histórias para seus filhos.
parabéns pelo trabalho equipe DAVINA!
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho equipe DAVINA!
ResponderExcluirPARABÉNS EQUIPE DAVINA!!!!!!
ResponderExcluirProjeto maravilhoso esse de incentivo a leitura. Iniciativas como essas, fazem muita diferença para a formação de nossas crianças!
um grande abraço a todos.
achei essa idéia de teatro maravilhosa, assim tivemos a oportunidade de entender melhor a importancia dos projetos que são desenvolvidos na escola e com a familia. Parabéns pela criatividade!!!!!!
ResponderExcluir