quarta-feira, 19 de outubro de 2016

REUNIÃO DE PAIS!!

No dia 17/10/2016 terça-feira aconteceu a nossa Reunião de Pais deixamos aqui o nosso muito obrigada a todos os pais presentes.
Amar Também é Dizer NÃO!
Dizer não aos filhos nem sempre é fácil. Os pais devem estar preparados para ouvir choros, reclamações, caras emburradas. Porém, mesmo com essas “chantagens emocionais”, deve manter a postura e continuar firme. Dizer "não" faz parte da educação e é um dos tópicos considerados importantes para a criação dos filhos. Dizer "não" ajuda a criança a descobrir os limites entre “o certo e o errado”. Colocar regras e ensinar o filho que algumas coisas podem e outras não se torna fundamental para um bom desenvolvimento da identidade emocional da criança.“Educar é impor limites, com amor, zelo e paciência”.Além disso, receber um "não" ensina a criança a lidar com um novo sentimento, muito comum a ser enfrentado na vida adulta: a frustração. A criança que desenvolve a capacidade de lidar com a negação e entende que tem limites definidos, conseguirá adentrar às outras fases do desenvolvimento sem sofrimento maior quando perceber que certas coisas não darão certo para ela. Conseguirá, assim, enfrentar melhor as dificuldades que surgirem na sua vida adolescente e adulta.Tenha em mente que dizer "sim" todo o tempo pode transformar seu filho em uma criança mimada, sem limites do que é certo ou errado e que não medirá esforços para ter o que quer, quando e como quiser. O "não" ajudará seu filho a desenvolver uma visão mais sólida do que é o mundo na verdade.Como tudo em excesso é ruim, uma boa dica é saber dosar: saber dizer "não", mas também ceder quando julgar não haver problemas. A hora de dizer "não" é aquela em que a criança ultrapassa o limite do que é certo e entra no contexto do que é errado. A negociação pode ser feita numa fase mais avançada do desenvolvimento para situações que permitam isto.É preciso ressaltar ainda que o mais importante na hora de dizer "não", é seguir com a posição até o fim. Negar e não cumprir a negativa é um comportamento que pode fazer com que a criança viva uma vida inteira tentando expandir estes limites. A melhor forma para acertar é estipular regras desde a criança pequena e ensinar a cumpri-las.Manter esse padrão de aceitação de todos os desejos das crianças pode resultar em uma geração de pessoas egoístas, que são apenas receptores no mundo, que acreditam que seus desejos devem ser imediatamente atendidos ou até mesmo adivinhados. Por isso é importante que você ensine seus filhos a esperar e a receber um "não": crianças comportadas, adultos sensatos.
E lembre-se: dizer “não” nunca é uma tarefa fácil! Paciência e persistência são características que não podem faltar nesses momentos.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário